Segurança e Saúde no Trabalho: data assinalada em 2018 com enfoque nos jovens

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, assinalado a 28 de Abril, é celebrado em 2018 com enfoque na vulnerabilidade dos jovens nessa área. Este ano, a comemoração da efeméride associa-se ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, numa campanha conjunta para melhorar a segurança e a saúde de jovens trabalhadores e acabar com o trabalho infantil.

Anualmente, morrem cerca de dois milhões de homens e mulheres devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, 541 milhões de jovens trabalhadores (15-24 anos) - que incluem 37 milhões de crianças em trabalho infantil perigoso – representam mais de 15% da força de trabalho mundial e sofrem uma taxa até 40% mais alta de acidentes ocupacionais não fatais.

O Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho foi instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2003, com o objetivo de promover um trabalho seguro, saudável e decente.

A efeméride foi criada para recordar a explosão ocorrida no ano de 1969, onde 78 trabalhadores morreram uma mina no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos da América.

Neste mesmo dia, assinala-se também o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, que homenageia as vítimas dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais, reconhecendo-se que a prevenção é mais do que um dever e constitui um imperativo moral e social.

Texto: C/ Sandra Moreira (estagiária)
Imagem: https://iusnatura.com.br/aplicativo-traz-informacoes-de-seguranca-e-saude-no-trabalho/