Direitos Humanos/Avaliação: Cabo Verde avaliado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas esta terça-feira

Cabo Verde vai ser avaliado esta terça-feira, 8 de Maio, pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, em Genebra, Suíça, das 6h às 9h30 (horas de Cabo Verde). A sessão poderá ser acompanhada na webtv das Nações Unidas em http://webtv.un.org/live-now/watch/30th-session-of-universal-periodic-review-/5708657554001.

Durante a sessão, Cabo Verde estará representado por uma delegação liderada pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, que irá fazer a apresentação do relatório nacional sobre a situação dos direitos humanos no país.

Recorde-se que o relatório foi elaborado sob coordenação da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, com o apoio de um grupo de seguimento interministerial em que participaram representantes do Gabinete do Primeiro Ministro, Ministério da Justiça e Trabalho e Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.

O draft do relatório foi socializado a 23 de Fevereiro, onde foram recolhidos subsídios de representantes de setores governamentais e da sociedade civil, tendo depois sido enviado ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Esta é a terceira vez que Cabo Verde será submetido ao UPR, devendo mostrar os avanços e as prioridades nacionais em matéria de proteção e promoção dos direitos humanos desde a avaliação de 2013.

De referir que a Revisão Periódica Universal ou UPR é um processo de avaliação da situação dos direitos humanos dos Estados Membros da ONU a cada quatro anos, gerando um conjunto de recomendações com o objetivo de melhorar a situação dos direitos humanos e responder às violações dos direitos humanos onde quer que ocorram.

Imagem: https://nacoesunidas.org 

 

Artigos relacionados:

+ Direitos Humanos/ Avaliação: Relatório para UPR entregue às Nações Unidas

+ Revisão Periódica Universal: CNDHC realiza atelier de socialização do Relatório 

+ Direitos Humanos / Avaliação ONU: CNDHC reúne-se com Primeiro-ministro