Direitos Laborais: Dia do Trabalhador assinalado a 1 de Maio

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1 de Maio em vários países do mundo. A efeméride simboliza a luta da classe operária para garantir os seus direitos e reinvindicar melhorias nas condiçoes de trabalho, depois da primeira manifestação de mais de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, Estados Unidos da América, em 1886.

Os trabalhadores exigiam a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários. A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Com estes acontecimentos, que causaram grande indignação e desencadearam ações de solidariedade em todo o mundo, foi inaugurada uma nova era na luta dos trabalhadores. A data é comemorada em vários países do mundo, com manifestações, marchas, celebrações e comícios, de forma a apresentar às autoridades e às entidades patronais quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores.

Recorde-se que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no seu artigo 23º, reconhece o direito ao trabalho e direitos dos trabalhadores.

Confira alguns dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística sobre o Perfil do Trabalhador em Cabo Verde.

 

Imagem: http://www.fitrae.com.br/noticia/1o-de-maio-dia-mundial-do-trabalho/
Fontes: Euronews, INE