Viver Juntos em Paz: Nações Unidas apela à promoção da tolerância e solidariedade

Promover a paz, tolerância, inclusão, compreensão e solidariedade é o objetivo do Dia Internacional de Viver Juntos em Paz, assinalado anualmente, a 16 de Maio. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visando manter o desejo de viver e agir em conjunto, unidos em diferenças e diversidade, a fim de construir um mundo sustentável de paz, solidariedade e harmonia.

Nesse dia, desafia-se a humanidade a refletir sobre o preço cruel das guerras e suas consequências, como escolas destruídas, hospitais bombardeados, famílias destroçadas, refugiados à procura de esperança, países em crise, entre outras.

Assim, convida-se os países a promover ainda mais a reconciliação para ajudar a assegurar a paz e o desenvolvimento sustentável, inclusive trabalhando com comunidades, líderes religiosos e outros atores relevantes, incentivando a reconciliação, o perdão e a compaixão entre indivíduos.

Recorde-se que a Organização das Nações Unidas tem como uma das missões fundamentais trabalhar pela paz, todos os dias, e em todas as partes do mundo. Entende-se que a paz é o direito e o desejo de todos os povos e a fundação para o progresso e bem-estar:  crianças felizes, comunidades vibrantes e países pacíficos e prósperos.

Viver juntos em paz é aceitar as diferenças e ter a capacidade de ouvir, reconhecer, respeitar e apreciar os outros, além de viver de maneira pacífica e unida.

Texto: C/ Sandra Moreira (estagiária)
Imagem: http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com