70 anos da DUDH: Povoação Velha acolhe primeira sessão comunitária

A localidade de Povoação Velha, na ilha da Boa Vista, foi a primeira a acolher uma sessão comunitária, integrada na campanha de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A atividade, que decorreu no passado dia 19 de Junho na Escola do Ensino Básico Silvestre Ramos Brito, Pólo nº 3, contou com a parceria da Associação Varandinha, presidida por Henrique Cruz.

Cerca de 25 pessoas participaram na sessão, onde foram apresentados os objetivos e mensagens principais da campanha pela Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas; pela Assessora de Comunicação, Ilda Fortes; e pela Técnica, Marísia Nascimento.

Depois disso, numa roda de conversa, os participantes foram desafiados a analisar, de forma crítica, se os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) têm sido respeitados na ilha da Boa Vista e na localidade de Povoação Velha.

 

As questões do acesso à saúde, dos direitos laborais e da morosidade da justiça foram as mais referenciadas pelos presentes, que foram instados a denunciar situações concretas da violação desses direitos.

 

 

  

De referir que, durante a sessão, foram distribuídos folhetos, camisolas e exemplares da DUDH.

 

Promover o conhecimento sobre a história, princípios, artigos e importância da defesa dos Direitos Humanos foram os objetivos da sessão, integrada na campanha nacional de promoção dos direitos humanos e de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

Recorde-se que a campanha, promovida pela CNDHC, conta com o financiamento da União Europeia no âmbito do projeto “Promovendo os direitos humanos e laborais através do GSP+, e pelo Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

Artigos relacionados:

+ 70 anos DUDH: campanha oficialmente lançada na ilha da Boa Vista