70 anos da DUDH: bairro da Boa Esperança acolhe sessão comunitária na sede da ACUB

Cerca de 25 pessoas participaram na sessão comunitáriano alusiva à campanha decelebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no  bairro da Boa Esperança. A atividade contou com a parceria da Associação Comunitária Unidos pela Boa Vista (ACUB), presidida pelo jovem Lamine Fati.

Durante o encontro, aspetos como a discriminação, os direitos laborais, o acesso à saúde, a liberdade de pensamento e de religião, a igualdade perante a lei e a situação das crianças foram enunciados como os mais preocupantes no que se refere a indicadores de violação de direitos humanos na ilha da Boa Vista e no bairro em particular.

A atividade decorreu no passado dia 20 de Junho, dirigida pela Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas; pela Assessora de Comunicação, Ilda Fortes; e pela Técnica, Marísia Nascimento.

Além da apresentação dos objetivos e mensagens principais da campanha, os participantes foram desafiados a analisar, de forma crítica, o cumprimento ou não dos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos na ilha.

Todos os participantes receberam folhetos, camisolas e exemplares da Declaração e, no final, mostraram-se satisfeitos e solicitaram a divulgação do conteúdo da sessão para todo o bairro e a nível nacional.

A atividade integrou o programa da deslocação da CNDHC à ilha da Boa Vista para o lançamento da campanha, que conta com o financiamento da União Europeia no âmbito do projeto “Promovendo os direitos humanos e laborais através do GSP+, e pelo Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

Artigos relacionados:

+ 70 anos DUDH / Boa Vista: campanha esteve com alunos do Liceu local

+ 70 anos da DUDH: Povoação Velha acolhe primeira sessão comunitária