CNDHC e JxP promovem capacitação em Direitos Humanos para jovens

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e o movimento Jovens pela Paz (JxP) realizaram, nos dias 26 de Maio e 2 de Junho de 2018, uma ação de “Capacitação de Animadores em Direitos Humanos”.

Ministrada por Arlindo Sanches e Zoraida Fortes, técnicos da CNDHC, a ação contou com a participação de cerca de 30 jovens residentes em diferentes bairros da Cidade da Praia com experiência ou interesse em ativismo comunitário.

A atividade decorreu no âmbito da celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e teve como objetivos promover o documento, sensibilizar e capacitar os participantes sobre a importância da promoção, proteção e defesa dos direitos humanos.

História e princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, panorama dos Direitos Humanos no mundo e em Cabo Verde e divulgação dos Direitos Humanos a nível comunitário foram alguns dos temas abordados.

A iniciativa resultou de uma parceria da CNDHC com os JxP, na medida em que se entende que grupos, associações ou cidadãos ativistas podem contribuir para a construção de uma sociedade baseada na cultura da paz e dos direitos humanos nas comunidades.

Recorde-se que a CNDHC tem por missão a proteção, promoção e reforço dos Direitos Humanos, da Cidadania e do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde.