VIH/Tuberculose: CNDHC participa em consulta regional sobre redução de riscos

A técnica da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Marísia Nascimento, integrou a equipa de Cabo Verde que participou numa consulta regional sobre redução de riscos de contaminação por HIV e Tuberculose de consumidores de drogas injetáveis.

A comitiva de Cabo Verde integrou ainda a Secretária Executiva da Plataforma das ONG’s, Dirce Varela; a Diretora Executiva da Verdefam, Elisabete Xavier de Jesus; a representante do Ministério da Saúde e Segurança Social, Maria Francisca Varela; a Deputada, Filomena Gonçalves; e o Oficial da Polícia Nacional e enfermeiro, José Semedo.

A atividade, que decorreu na Cidade de Dakar, Senegal, de 9 a 13 de Setembro, foi promovida pela Aliança Nacional para as Comunidades em Saúde (ANCS) e contou com a participação de autoridades governamentais, parlamentares, sociedade civil e outras instituições de países da sub-região.

 

O objetivo era preparar uma Declaração de Engajamento dos 5 países da África Ocidental sobre a redução de riscos (RdR) junto dos consumidores de drogas injetáveis.

O encontro teve ainda como propósito socializar um Guia de Orientação sobre a RdR, elaborado no âmbito do programa PARECO (Programa Regional de Redução de Riscos de VIH/Tuberculose).

De referir que a CNDHC integra a task force de seguimento da implementação do programa em Cabo Verde.