Suíça: CNDHC realiza visita de cortesia à Embaixada de Cabo Verde

No final da estadia na Cidade de Genebra, Suíça, a Presidente e o Assessor Jurídico da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania realizaram uma visita de cortesia à Embaixada de Cabo Verde naquele país.

Zaida Morais de Freitas e Arlindo Sanches conheceram as instalações e reuniram-se com a Embaixadora permanente de Cabo Verde em Genebra, Maria de Jesus Veiga Miranda, com o objetivo de estreitar os laços e melhorar a comunicação entre as duas entidades.

O encontro teve ainda como propósito auscultar a Embaixada sobre a situação dos imigrantes cabo-verdianos na Suíça. Além disso, foram entregues exemplares do II Plano Nacional de Ação para os Direitos Humanos e a Cidadania, que inclui ações para os imigrantes.

No final, as duas entidades mostraram-se empenhadas em reforçar a comunicação, sobretudo no que se refere à articulação com os organismos internacionais de direitos humanos sedeados em Genebra.

Recorde-se que a equipa da CNDHC esteve na Cidade no âmbito da participação na 64ª Sessão do Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (DESC) das Nações Unidas, durante a qual Cabo Verde foi avaliado no que se refere à implementação do Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC).

Durante a deslocação, foram ainda realizados encontros com várias instituições internacionais ligadas aos direitos humanos.

 

Artigos relacionados:

+ CNDHC reúne-se com GAHNRI para preparar acreditação internacional

+ CNDHC reúne-se com núcleo regional da Associação para a Prevenção da Tortura

+  PIDESC/Relatório: CNDHC participa em sessão do Comité DESC da ONU