Cidadão Pikinoti em Vídeo: CNDHC entrega DVD’s à DNE para distribuição nas escolas

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania entregou à Direção Nacional da Educação exemplares do DVD do Cidadão Pikinoti para distribuição pelas escolas do ensino básico de todo o país.

O ato simbólico decorreu no passado dia 27 de Fevereiro. As duas entidades mostraram-se empenhadas em reforçar a cooperação na área da educação para os direitos humanos e a cidadania. 

A Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, explicou que o objetivo é que o material disponibilizado seja um recurso pedagógico para os professores abordarem a questão dos direitos humanos e da cidadania, principalmente no ensino básico.

A Diretora Nacional da Educação, Sofia Figueiredo, agradeceu a iniciativa e informou que os materiais serão enviados às escolas, por forma a reforçar a abordagem desses temas nas salas de aula.

 

Recorde-se que o vídeo resulta de uma adaptação da cartilha “Cidadão Pikinoti”, e tem como objetivo transmitir aos pikinotis os conceitos básicos relacionados com os seus direitos e deveres e com o exercício da cidadania. A adaptação para vídeo contou com o financiamento da Bornefonden e da Cooperação Portuguesa.

Além do Pikinoti, foram ainda entregues exemplares de outras publicações da CNDHC, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a cartilha SOS Planeta Terra – Construindo a Cidadania Ambiental e o Guia do Cidadão Eleitor.

 

 

Artigos relacionados:

+ Cidadão Pikinoti em Vídeo

+ Cidadão Pikinoti em cartilha

+ Cidadão Pikinoti - Versão SPC

+ SOS Planeta Terra - Construindo a Cidadania Ambiental

+ Guia do Cidadão Eleitor