70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Santa Cruz acolhe atividades da campanha

O concelho de Santa Cruz, na ilha de Santiago, acolheu nos 13 e 14 de Março atividades alusivas à campanha nacional de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal e com a participação especial do jovem artista Hilário Silva, autor da música oficial da campanha intitulada “Nos tud tem direito”.

No dia 13 de Março, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz acolheu uma sessão pública sobre os desafios dos Direitos Humanos no concelho. O ato, que contou com a presença da Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Silva. 

A iniciativa contou com a participação de representantes de instituições e ong’s locais. O debate, moderado pelo Ponto Focal da CNDHC no concelho, Emanuel Ramos, foi precedido de uma apresentação sobre os ganhos e desafios a nível dos direitos humanos em Cabo Verde, feita pela Técnica da CNDHC, Marísia Nascimento.

 

 

 

No dia seguinte, 14 de Março, foi realizada uma atividade na Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva, que contou com uma intensa participação dos alunos, dirigida pela Técnica da CNDHC, Zoraida Fortes.

 

 

No mesmo dia, foi realizada uma sessão comunitária no Centro Comunitário de Achada Fazenda, onde os participantes debateram intensamente sobre os desafios da localidade a nível dos direitos humanos.

 

Em Achada Fazenda, o Ponto Focal da CNDHC no concelho, Emanuel Ramos, aproveitou para conversar com um grupo de crianças sobre os direitos humanos e a cidadania.


Recorde-se que a campanha dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi lançada pela CNDHC, com o financiamento da União Europeia no âmbito do projeto “Promovendo os direitos humanos e laborais através do SGP +”, e o apoio do Sistema das Nações Unidas. 

Saiba mais sobre a campanha em: https://www.facebook.com/defendaosdireitoshumanos/?ref=bookmarks

Artigos relacionados:

+ Dia Internacional dos Direitos Humanos: CNDHC assinala efeméride com conferência e gala comemorativa