Direito Internacional Humanitário: CNDHC recebe membros do IIDH

No passado dia 14 de Novembro de 2019, a Comissão Nacional para os Diretos Humanos e a Cidadania recebeu uma equipa do Instituto Internacional do Direito Humanitário, com sede em Sanremo, Itália. 

O coronel Eduardo Bittencourt e o Prof. Roberto Moreno foram recebidos pela Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e pelo Assessor Jurídico, Arlindo Sanches. 

O encontro teve como foco concertar os detalhes para uma formação com as forças de segurança (militares, polícia e agentes prisionais) e da proteção civil. 

Aproveitou-se ainda para dar a conhecer a missão da CNDHC e conhecer as ofertas de formação do instituto. 

Por fim, foram analisadas algumas possibilidades de captação de recursos para a implementação do protocolo assinado entre as duas instituições, que visa a promoção do Direito Internacional Humanitário (DIH). 

Recorde-se  que a CNDHC tem como uma das atribuições a proteção e promoção do DIH em Cabo Verde, pelo que tem realizado ações e participado em eventos nacionais e regionais sobre o tema.  

O DIH traduz-se num conjunto de normas com o objetivo de limitar os efeitos de conflitos armados, protegendo os que não participam nas hostilidades e restringindo os meios e métodos de combate. 

Cabo Verde é parte de várias convenções internacionais de DIH. 

 

Artigos relacionados: 

+ Convenções Internacionais de Direito Internacional Humanitário ratificadas por Cabo Verde 

DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO: CNDHC ASSINA CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO COM IIDH

DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO E DIREITOS HUMANOS: CNDHC, IIDIH E FA PROMOVEM FORMAÇÃO PARA FORÇAS DE SEGURANÇA E DA PROTEÇÃO CIVIL

DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO: CICV E CNDHC QUEREM REFORÇAR CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA EM CABO VERDE

DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO: CNDHC PARTICIPA EM SEMINÁRIO DA CPLP

DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO: CNDHC PARTICIPA EM REUNIÃO ANUAL DA CEDEAO