Terceira Idade: CNDHC recebe mentoras da Fundação SimaJúlia

Apresentar a Fundação SimaJúlia e solicitar a parceria da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania numa campanha foi o objetivo do encontro entre a Presidente Zaida Morais e Freitas e as mentoras do projeto – Teresa Mascarenhas e Marinalda Duarte.

O encontro decorreu no passado dia 5 de Março de 2020, com foco nos desafios que se colocam aos idosos na sociedade cabo-verdiana e, em particular, aos que residem do concelho de São Lourenço dos Órgãos, na ilha de Santiago.

Neste sentido, foram elencadas algumas ações que têm sido realizadas nesse concelho e foram apresentadas as ideias para a realização de “uma campanha de sensibilização, que visa contribuir para um envelhecimento saudável e digno em Cabo Verde”.

Por fim, discutiu-se a possibilidade de uma parceria entre as duas entidades para a materialização do projeto e da campanha.

Refira-se que a Fundação SimaJúlia foi criada em Outubro de 2018 , com foco no “apoio e  desenvolvimento de iniciativas e projetos direcionados para crianças e jovens com deficiências e idosos em situação de vulnerabilidade” do município de São Lourenço dos Órgãos.

De acordo com as mentoras, o objetivo é “contribuir para que esse grupo alvo tenha uma qualidade de vida que traduza a dignidade humana, através do acesso a cuidados e acompanhamentos específicos que contribuam para a sua autonomia e inclusão na sociedade”.