Crianças com Deficiência: CNDHC e Colmeia exploram possibilidades de colaboração

A Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, reuniu-se no passado dia 2 de Outubro de 2020 com a Presidente da Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais – Colmeia, Isabel Moniz. 

O encontro teve como principal finalidade analisar a possibilidade de colaboração na definição de uma estratégia e ações para promover uma melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência a nível geral, e das crianças e jovens com deficiência intelectual em particular. 

Os maiores desafios elencados prendem-se com o acesso a cuidados de saúde, apoio social, entre outros. 

Recorde-se que a Colmeia foi criada em 2014, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens com necessidades especiais. 

A organização tem como público-alvo crianças e adolescentes com Necessidades Especiais associadas a quadros Perturbação do Neurodesenvolvimento como: dificuldades específicas de aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia), hiperatividade e défice de atenção; perturbações da comunicação (da linguagem e da fala), deficiências intelectuais (microcefalia, síndrome de Down e outros), paralisia cerebral, multideficiência, perturbações do espetro de autismo e crianças sobredotadas. 

 

Artigo relacionado: 

DIREITOS DAS CRIANÇAS: CNDHC REÚNE-SE COM ONG’S PARA AUSCULTAR PREOCUPAÇÕES