Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: CNDHC reúne-se com especialistas da ONU que preparam avaliação

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania reuniu-se no passado dia 24 de março de 2021 com especialistas da Organização das Nações Unidas que estão a preparar uma avaliação sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Cabo Verde. 

O objetivo do encontro foi fazer uma apresentação prévia dos objetivos do estudo e discutir os moldes em que a CNDHC poderá colaborar no âmbito da realização do mesmo. 

A Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, que esteve acompanhada pelo Assessor Jurídico, Arlindo Sanches, congratulou-se com o projeto e manifestou a total disponibilidade da instituição em colaborar. 

Da parte da ONU, estiveram presentes na reunião o economista Sebastien Vauzelle e o Voluntário Loris Nicoletti. 

Refira-se que o estudo sobre “Não Deixar Ninguém para trás em Cabo Verde” terá como finalidade identificar as populações em risco de serem deixadas para trás no processo de desenvolvimento sustentável; os principais fatores de exclusão e barreiras que enfrentam para sua inclusão socioeconómica; e as intervenções políticas que podem promover / garantir a sua inclusão no processo de desenvolvimento sustentável, em particular melhorando seu acesso a oportunidades económicas e serviços sociais. 

A realização do estudo deverá contar com o envolvimento de diversas entidades de vários setores. 

Recorde-se que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos para diminuir a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.