Cidadania e Direitos LGBTI: CNDHC realiza formação para associações, organizações e ativistas na ilha de São Vicente 

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realizou nos dias 22 e 23 de abril de 2021, uma ação de formação para associações, organizações públicas e ativistas de defesa dos Direitos LGBTI na Cidade do Mindelo, São Vicente. 

O ato de abertura do evento contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; do membro da Associação Arco-Íris, Gerson Fortes; e do Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle (através de videoconferência). 

A formação teve como principais objetivos fortalecer as capacidades dos participantes em matéria de cidadania e direitos humanos, mas também criar as bases para que o ativismo LGBTI seja exercido de forma consciente e suportado em normas de direitos humanos. 

A iniciativa foi especialmente destinada a ativistas e membros de associações LGBTI, mas também a associações e entidades que trabalham com a comunidade nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e Sal. 

A equipa de formadores foi constituída por Arlindo Sanches, Nuno Pinto (por videoconferência), Paula Azevedo, Kátia Marques e Clementina Furtado. 

Direitos Humanos e Pessoas LGBTI, Conceitos LGBTI, Direito à Saúde das Pessoas LGBTI, Violência Baseada no Género, Situação das pessoas LGBTI no mundo e em Cabo Verde, Cidadania LGBTI e Movimentos Associativos foram os temas abordados durante a formação, que será depois replicada na Cidade da Praia com representantes das ilhas de São Nicolau, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava.  

De referir que formação é enquadrada no Projeto “Cidadania LGBTI”, financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde e que prevê ainda a realização de um estudo, um seminário e ações de playdoier para a adoção de politicas publicas em matéria da inclusão dos LGBTI.

 Artigo relacionado: 

CNDHC SOCIALIZA ESTUDO SOBRE MINORIAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL EM CABO VERDE