Cidadania e Direitos LGBTI: CNDHC realiza formação na Cidade da Praia

Depois do Mindelo, foi a vez da Cidade da Praia acolher a ação de formação para associações, organizações públicas e ativistas de defesa dos Direitos LGBTI. 

Promovida pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), a iniciativa decorreu nos dias 29 e 30 de abril de 2021. 

O ato de abertura contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; da Presidente da Associação LGBTI da Praia, Sandra Tavares; e do Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle. 

A formação, cuja preparação contou com a parceria da Verdefam e das Associações LGBTI em Cabo Verde, tem como principais objetivos fortalecer as capacidades dos participantes em matéria de cidadania e direitos humanos, mas também criar as bases para que o ativismo LGBTI seja exercido de forma consciente e suportado em normas de direitos humanos. 

A iniciativa foi especialmente destinada a ativistas e membros de associações LGBTI, mas também a associações e entidades que trabalham com a comunidade nas ilhas de São Nicolau, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava. 

Direitos Humanos e Pessoas LGBTI, Conceitos LGBTI, Direito à Saúde das Pessoas LGBTI, Violência Baseada no Género, Situação das pessoas LGBTI no mundo e em Cabo Verde, Cidadania LGBTI e Movimentos Associativos foram os temas abordados. 

Recorde-se que a mesma formação foi realizada uma semana antes na Cidade do Mindelo, com participantes de Santo Antão, São Vicente e Sal, enquadrada no Projeto “Cidadania LGBTI”, financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde. 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados: 

CIDADANIA E DIREITOS LGBTI: CNDHC REALIZA FORMAÇÃO PARA ASSOCIAÇÕES, ORGANIZAÇÕES E ATIVISTAS NA ILHA DE SÃO VICENTE

CNDHC SOCIALIZA ESTUDO SOBRE MINORIAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL EM CABO VERDE