CNDHC e Observatório Cidadania Ativa promovem formação online 

 “Direitos Humanos e Cidadania” foi o título da formação promovida pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e pelo Observatório Cidadania Ativa, que decorreu em formato online no passado sábado, 10 de julho de 2021. 

O ato de abertura do evento contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e do Presidente do Observatório Cidadania Ativa, Orlando Lima.

A formação, que decorreu no âmbito do protocolo assinado entre as duas instituições, foi ministrada pela Técnica da CNDHC, Zoraida Fortes, e pelo membro do Observatório Cidadania Ativa, Carlos Santos. 

A iniciativa teve como principal objetivo reforçar o conhecimento dos membros do Observatório de todas as ilhas do país no que se refere aos conceitos e princípios de direitos humanos e cidadania. 

Além disso, pretende-se que os formandos funcionem depois como antenas da CNDHC nas suas ilhas e comunidades, identificando e denunciando à instituição eventuais situações de violações de Direitos Humanos. 

Recorde-se que o protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades prevê a colaboração e articulação para a promoção da educação para a cidadania em Cabo Verde, com ações como: apresentação de propostas de atividades de sensibilização em matéria de exercício da cidadania; realização de ações de sensibilização sobre Direitos Humanos; e disponibilização de Técnicos ou representantes para participar nas ações. 

Artigos relacionados:

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS: CNDHC E OBSERVATÓRIO CIDADANIA ATIVA PROMOVEM CONVERSA ABERTA COM A SOCIEDADE CIVIL 

CNDHC E OBSERVATÓRIO CIDADANIA ATIVA ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO