Cooperação: CNDHC e UTA assinam protocolo 

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de reforçar atividades de educação para os direitos humanos e a cidadania.

O ato decorreu no passado dia 8 de julho de 2021, no âmbito de uma visita da equipa da UTA às instalações da CNDHC na Cidade da Praia. 

Durante o encontro, a Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, reiterou a intenção da instituição de se aproximar das universidades. 

A Reitora da UTA, Raffaella Gozzelino, realçou a necessidade das universidades contribuírem para a educação dos alunos numa perspetiva técnica, mas também a nível social, pelo que o conhecimento e estudo sobre os direitos humanos e a cidadania são fundamentais. 

Neste sentido, as dirigentes congratularam-se com a assinatura do protocolo, que esperam que venha a contribuir para o desenvolvimento de programas conjuntos que contribuam para a proteção e consolidação dos princípios de direitos humanos na sociedade cabo-verdiana. Campanhas de sensibilização, debates, ações de formação, realização de estudos e pesquisas e partilha de documentos e publicações são algumas das ações previstas. 

 

Refira-se que o encontro contou ainda com as participações da Diretora de Serviço de Relações Internacionais e Cooperação da UTA, Carla Semedo, do Coordenador de Serviço de Empregabilidade, Saídas Profissionais e Extensão Académica, Gracelino Martins, e da Assessora de Comunicação da CNDHC, Ilda Fortes. 

Recorde-se que a UTA foi criada em 2019, com a missão de difundir o conhecimento, assente na liberdade de pensamento, na promoção da educação superior e na construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas. 

A CNDHC é a entidade nacional responsável pela proteção e promoção dos Direitos Humanos, Cidadania e Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando também como órgão consultivo e de monitoramento das políticas públicas nesses domínios.