Prémio Nacional Direitos Humanos: Grupo de Trabalho dos Comissários inicia preparativos para a edição de 2021

Depois da aprovação na Plenária de Comissários do novo formato do Prémio Nacional Direitos Humanos para o ano de 2021, o Grupo de Trabalho dos Comissários reuniu-se no passado dia 12 de outubro de 2021 para iniciar os preparativos. 

Recorde-se que, tendo em conta o contexto de pandemia e os constrangimentos financeiros, ficou decidido que a edição de 2021 do Prémio irá ser realizada num formato e com critérios diferentes das edições anteriores. 

Não sendo possível ter o habitual valor monetário para os vencedores, decidiu-se que nesta edição não haverá concurso e o Prémio irá consistir num reconhecimento e homenagem a entidades ou personalidades.  

A reunião contou com as participações da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; da Comissária representante da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde, Gisela Coelho; da Comissária representante do Ministério da Educação, Dircelena Melo; da Comissária representante da ADECO, Sandra Santos; da Técnica da CNDHC Zoraida Fortes; e da Assessora de Comunicação da CNDHC, Ilda Fortes. 

O Prémio Nacional Direitos Humanos foi instituído em 2007. Com uma periodicidade bienal, distingue instituições e personalidades que contribuem para a promoção, estudo e defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania em Cabo Verde. 

Habitualmente os vencedores são contemplados com uma escultura, denominada “Pomba Crioula”, uma quantia em dinheiro, e um Diploma de qualificação. Prevê-se, ainda, a atribuição de menções honrosas. 

 Artigos relacionados: 

PRÉMIO NACIONAL DIREITOS HUMANOS: GRUPO DE TRABALHO DOS COMISSÁRIOS ANALISA FORMATO PARA A EDIÇÃO DE 2021

PRÉMIO NACIONAL DIREITOS HUMANOS