Direitos Humanos: Chefe da Secção Política da Delegação da União Europeia em Cabo Verde reúne-se com CNDHC

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania recebeu, no passado dia 25 de outubro de 2021, o Primeiro Conselheiro e Chefe da Secção Política Imprensa e Informação da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Ignacio Sobrino Castelló. 

Acompanhado por Joana de Pinho do programa Jovens Profissionais nas Delegações, Ignacio Castelló mencionou que há muitos temas trabalhados pela CNDHC que interessam à União Europeia. 

O encontro, que foi solicitado pela Delegação da UE, teve como principais objetivos: conhecer as atribuições e ações da CNDHC no que se refere à promoção proteção dos Direitos Humanos; e auscultar a instituição sobre os principais desafios do país a nível da realização dos Direitos Humanos. 

Esses elementos deverão ser considerados na elaboração de uma estratégia da Delegação da UE relativamente aos Direitos Humanos em Cabo Verde. 

A Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, recebeu a equipa, acompanhada pelo Assesor Jurídico, Arlindo Sanches, e pela Assessora de Comunicação, Ilda Fortes. 

Além de indicar algumas das principais ações levadas a cabo pela CNDHC nos últimos anos, elencou como alguns dos principais desafios do país em termos de direitos humanos os crimes sexuais contra menores, o acesso à saúde, a realização com a justiça, entre outros. Referiu ainda a preocupação com alguns grupos sociais, nomeadamente as pessoas com deficiência, a comunidade LGBTI, as pessoas com doença mental, os idosos, os imigrantes, entre outros. 

No final, ofereceu exemplares de algumas publicações da instituição.