Sínodo 2021-2023: Presidente da CNDHC recebe representantes da Igreja Católica em audiência 

A Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, recebeu em audiência representantes da Igreja Católica, no passado dia 4 de fevereiro de 2022. 

O Padre José Constantina Bento, acompanhado pelo Núcleo de Apoio Sinodal, Domingas Lopes e Graça Sousa, explicou que o encontro tinha como principais objetivos conhecer as principais preocupações da CNDHC em relação à sociedade cabo-verdiana. 

O encontro decorreu no âmbito de uma declaração do Papa Francisco que convocou toda a Igreja a fazer uma caminhada rumo ao Sínodo, em outubro de 2023, com base no lema “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”

De acordo com a Igreja Católica, caminhar “sinodalmente” é o mesmo que caminhar “juntos” e a finalidade do caminho sinodal é escutar, como Povo de Deus, o que o Espírito Santo diz à Igreja. 

Assim, o Papa Francisco deseja que ninguém fique de fora nesta escuta: Paróquias com todos os seus membros e instituições, Dioceses com todas as suas Paróquias e Estruturas; Igreja de Roma em comunhão com todas as Dioceses e homens de boa vontade. 

Neste âmbito, cada Paróquia tem um núcleo de apoio, que, com o seu Pároco, dinamiza a escuta sinodal, abrangendo o maior número de pessoas e instituições existentes na Paróquia.