Tribunal Africano dos Direitos do Homem e dos Povos: CNDHC emite parecer sobre Proposta para Adesão de Cabo Verde

A pedido da Assembleia Nacional, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania emitiu um parecer sobre a Proposta de Resolução que Aprova para Adesão o Protocolo Relativo à Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos sobre a Criação de um Tribunal Africano dos Direitos do Homem e dos Povos por Cabo Verde. 

Enviado no passado dia 18 de abril de 2022, o parecer refere que “o Tribunal Africano dos Direitos do Homem e dos Povos possui um papel incomensurável no reforço do sistema africano de proteção e promoção dos Direitos Humanos, uma vez que permitirá aos Estados, ONG’s e cidadãos dos Estados-Membros, que reconheçam a competência desse tribunal, apresentar casos ao mesmo após esgotar os recursos internos”. 

Assim, a CNDHC emitiu um parecer favorável, considerando que a adesão poderá representar “um marco indelével na defesa e proteção dos direitos humanos em Cabo Verde, de um modo particular, e no continente africano de um modo geral”. 

Recorde-se que, em 2018, a CNDHC enviou uma Recomendação ao Governo de Cabo Verde propondo a ratificação do referido Protocolo. 

Consulte o parecer em: 

+ Parecer da CNDHC à Proposta de Resolução que aprova para Adesão o Protocolo Relativo à Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos sobre a Criação do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos

 

Artigos relacionados: 

+ Recomendação da CNDHC ao Estado sobre a Ratificação do Protocolo à Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, que cria o Tribunal Africano de Direitos Humanos e dos Povos_2018

RECOMENDAÇÕES DA CNDHC AO ESTADO

+ DIREITOS HUMANOS: CNDHC RECEBE VISITA DO TRIBUNAL AFRICANO DOS DIREITOS HUMANOS

VIH SIDA: CNDHC EMITE PARECER A PROPOSTA DE LEI DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CNDHC EMITE PARECER SOBRE ALTERAÇÃO DA PROPOSTA DE LEI DO CÓDIGO PENAL E DO CÓDIGO DO PROCESSO PENAL

AGRESSÃO E ABUSO SEXUAL: CNDHC EMITE PARECER A PROPOSTA DE LEI DA ASSEMBLEIA NACIONAL