Desaparecimentos Forçados: CNDHC emite parecer sobre Proposta de Ratificação de Convenção Internacional

A pedido da Assembleia Nacional, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania emitiu um parecer sobre a Proposta de Resolução que Aprova para Ratificação a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados. 

No parecer, emitido no passado dia 18 de abril de 2022, a CNDHC defende a ratificação da Convenção, por entender que “trata-se de um instrumento jurídico internacional vinculativo, de suma importância, que visa a prevenção e repressão desse fenómeno e o reconhecimento às vítimas e seus familiares, o direito à plena reparação, compensação rápida, justa e adequada pelos danos sofridos”. 

Recorde-se que uma das atribuições da CNDHC é “emitir pareceres, solicitados ou por iniciativa própria, sobre qualquer diploma em matéria de Direitos Humanos ou Direito Internacional Humanitário, que sobre eles tenha implicações, já em vigor ou em elaboração”. 

+ Parecer da CNDHC sobre a Proposta de Resolução que Aprova para Ratificação a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados

 

Artigos relacionados: 

TRIBUNAL AFRICANO DOS DIREITOS DO HOMEM E DOS POVOS: CNDHC EMITE PARECER SOBRE PROPOSTA PARA ADESÃO DE CABO VERDE

VIH SIDA: CNDHC EMITE PARECER A PROPOSTA DE LEI DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CNDHC EMITE PARECER SOBRE ALTERAÇÃO DA PROPOSTA DE LEI DO CÓDIGO PENAL E DO CÓDIGO DO PROCESSO PENAL

AGRESSÃO E ABUSO SEXUAL: CNDHC EMITE PARECER A PROPOSTA DE LEI DA ASSEMBLEIA NACIONAL