Fogo / Educação para os Direitos Humanos: CNDHC realiza formação para profissionais da educação 

No passado dia 8 de julho de 2022, a Cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, acolheu uma formação para os Profissionais de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico Obrigatório (1º ciclo). 

O ato de abertura contou com as intervenções do Delegado do Ministério da Educação de São Filipe, Emanuel Barbosa, e da Coordenadora do projeto “Direitos Humanos para Crianças”, Italma Araújo. 

Promovida pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), a ação teve como objetivos dotar os participantes de conhecimentos na área da educação para os direitos humanos. 

Recorde-se que o Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, promovido pela CNDHC e financiado pela PlanBørnefonden, que tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 05 aos 10 anos. A Formação visa sensibilizar e capacitar o público-alvo para o uso dos materiais didáticos produzidos no âmbito do referido Projeto. 

Refira-se que o Projeto se enquadra no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de Educação, nomeadamente a promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC).