São Nicolau e Boa Vista / Educação para os Direitos Humanos: CNDHC ministra formação em formato virtual

No passado dia 11 de julho de 2022, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) ministrou uma formação para profissionais de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico Obrigatório (1º ciclo) das ilhas de São Nicolau e Boa Vista. 

A ação decorreu em formato virtual e a abertura contou com intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e dos Delegados do Ministério da Educação da ilha da Boa Vista, Risandra Pires, de Tarrafal de São Nicolau, Ivanilda Spencer; e da Ribeira Brava, Amílcar Ramos. 

Enquadrada no projeto “Direitos Humanos para Crianças”, a formação tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos sobre o tema dos direitos humanos, assim como sensibilizá-los para o uso dos materiais didáticos produzidos no âmbito do projeto. 

Recorde-se que o projeto, promovido pela CNDHC e financiado pela PlanBørnefonden, tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 05 aos 10 anos. 

O projeto se enquadra no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de Educação, nomeadamente a promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC).