“Os Direitos Humanos não vão de Férias: edição de 2022 encerrada no bairro da Fazenda

A sessão de encerramento da edição de 2022 da iniciativa “Os Direitos Humanos não vão de Férias” decorreu no passado dia 22 de agosto, no bairro da Fazenda na Cidade da Praia. 

Refira-se que, nesta terceira edição, a iniciativa foi realizada em diversos locais da Cidade da Praia, nomeadamente: Cais da Praia, bairro de Safende, zona balnear da Prainha, zona comercial do Sucupira, bairro de São Paulo, zona balnear de Quebra Canela e bairro da Fazenda. Foi ainda realizada uma sessão na Cidade de Assomada. 

A iniciativa é promovida pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e o Movimento Jovens Pela Paz (JXP), com o objetivo de desafiar os cabo-verdianos a ler os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em espaços públicos, promovendo um maior conhecimento do documento e apelando à proteção e defesa dos seus deveres e direitos. A primeira edição foi realizada em 2017 e a segunda em 2018. 

Os “Jovens pela Paz – JxP” é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant´Egídio, com o objetivo de promover a paz e a fraternidade. 

A CNDHC é a instituição nacional de promoção, proteção e reforço dos Direitos Humanos, Cidadania e Direito Internacional Humanitário, funcionando como órgão consultivo das políticas públicas nesses domínios e como instância de vigilância, alerta precoce, monitoramento e investigação nessas áreas.