Direitos Humanos: CNDHC reúne-se com o Secretário Executivo da Comissão Interministerial para a Elaboração de Relatórios

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) reuniu-se, no dia 21 de julho de 2022, com o Secretário Executivo da Comissão Interministerial para a Elaboração de Relatórios de Direitos Humanos, João Duarte.

O dirigente foi recebido pela Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e pelo Assessor Jurídico, Arlindo Sanches.

A reunião teve como principais objetivos partilhar e fazer uma avaliação da situação dos relatórios de direitos humanos por apresentar aos órgãos e mecanismos de direitos humanos das Nações Unidas e da União Africana, assim como esclarecer sobre as responsabilidades dos vários atores implicados no processo de elaboração de relatórios. 

Além disso, procurou-se analisar o estado de implementação das recomendações feitas ao Estado de Cabo Verde, no âmbito dos vários processos de avaliação por parte de organismos internacionais, e discutiu-se sobre as abordagens a considerar no processo de elaboração e submissão de relatórios e na implementação das recomendações. 

Por fim, a CNDHC partilhou o calendário dos próximos ciclos de avaliação de Cabo Verde por parte de organismos internacionais, no que se refere à implementação das Convenções internacionais e regionais de direitos humanos de que o país é parte.  

As duas entidades reconheceram a necessidade de maior articulação entre as  partes intervenientes nas várias fases do processo, desde a elaboração até à submissão dos relatórios.

De referir que a Comissão Interministerial para a Elaboração de Relatórios de Direitos Humanos tem como atribuição a elaboração dos relatórios do Governo sobre a implementação das Convenções de direitos humanos em Cabo Verde. A CNDHC, enquanto Instituição Nacional de Direitos Humanos, pode elaborar relatórios paralelos aos do Governo, assim como as organizações da sociedade civil. 

Artigos relacionados: 

CNDHC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DO ESTADO AOS MECANISMOS DE DIREITOS HUMANOS

+ Resolução que cria a Comissão Interministerial para a elaboração de Relatórios às Convenções Internacionais de Direitos Humanos

RELATÓRIOS DE CONVENÇÕES INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS