CNDHC apresenta “Estudo sobre Exercício da Cidadania em Saúde em Cabo Verde” em São Vicente

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realizou, no passado dia 12 de outubro de 2022, o Ato de lançamento do “Estudo Diagnóstico sobre o Exercício da Cidadania em Saúde em Cabo Verde”. O evento decorreu na Universidade do Mindelo, na ilha de São Vicente. 

A abertura do evento contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e da representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, Elisabete Mendes.  

A iniciativa, que contou com a participação da comunidade académica e entidades públicas e privadas, teve como finalidade apresentar a versão impressa do estudo, incluindo os resultados e recomendações. 

O estudo foi apresentado pelo Doutor Nardi Sousa, um dos quatro integrantes da equipa de consultores do Instituto de Pesquisa e Estudos para o Desenvolvimento da Universidade de Santiago, constituída pela Mestre Marcília Fernandes, pelo Mestre Anderson Barbosa e pelo Mestre Lamine Tavares. 

O estudo, cuja elaboração contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem como principais objetivos avaliar o exercício da cidadania em saúde em Cabo Verde, comparando o período pré e o abrangido pela pandemia Covid-19. Pretendeu-se, desta forma, fazer um diagnóstico da efetivação do direito à saúde em Cabo Verde, avaliar o nível de satisfação dos cidadãos relativamente à qualidade dos serviços de saúde e apresentar recomendações sobre medidas e políticas públicas a adotar com vista à melhor efetivação do direito à saúde no país. 

Recorde-se que a CNDHC é a entidade nacional que tem por missão a proteção, promoção e reforço dos Direitos Humanos, da Cidadania e do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando como órgão consultivo das políticas públicas nesses domínios e como instância de vigilância, alerta precoce, monitoramento e investigação nessas áreas. 

 

Aceda ao estudo em: 

Estudo sobre o Exercício da Cidadania em Saúde em Cabo Verde