CNDHC e Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde promovem Fórum sobre Saúde Mental da Comunidade LGBTQI+

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania e a Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde realizaram no passado dia 22 de dezembro de 2022, um Fórum sobre a Saúde Mental da Comunidade LGBTQI+.

O evento, que decorreu na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, e contou com uma transmissão por videoconferência, contou com o apoio do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e a participação dos profissionais de saúde, da Instituição Nacional de Direitos Humanos, das Escolas e Universidades e da Sociedade Civil.

As situações de violência, discriminação e preconceito que as pessoas LGBTI enfrentam podem desencadear transtornos mentais, como a depressão e o isolamento. Assim, o Fórum teve como objetivo principal promover uma reflexão e melhorar a compreensão sobre os estigmas e o preconceito que afetam a saúde mental da comunidade. 

O Fórum resultou da implementação de uma das conclusões do "Estudo Diagnóstico sobre a Situação Social e Jurídica das Pessoas LGBTI", realizado pela CNDHC, que recomendou "trabalhar com as escolas, centros de saúde e comunidades no sentido de identificar situações de depressão ou isolamento das pessoas LGBTI".  

 

 

Artigo relacionado:

+ ESTUDO DIAGNÓSTICO SOBRE A SITUAÇÃO SOCIAL E JURÍDICA DAS PESSOAS LGBTI

LGBTI: CNDHC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE DIREITOS HUMANOS E GESTÃO ORGANIZACIONAL 

+ CNDHC PARTICIPA NA MARCHA DO ORGULHO LGBTI 2022

LEI ESPECIAL ANTI DISCRIMINAÇÃO: CNDHC ENVIA ANTEPROJETO À ASSEMBLEIA NACIONAL