Estado de Emergência: Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura visita Hospital da Trindade

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, no âmbito da sua atuação enquanto Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura, realizou uma visita ao Hospital Psiquiátrico da Trindade, na Cidade da Praia esta sexta-feira, 24 de Abril de 2020. 

Enquanto entidade com o mandato de monitoramento dos direitos humanos em Cabo Verde na atuação enquanto Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura, salvaguardando as normas de segurança impostas pelo estado de emergência, a CNDHC dará continuidade ao ciclo de visitas aos locais de privação de liberdade no país.

No Hospital da Trindade, a equipa, constituída pela Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; pelo Assessor Jurídico, Arlindo Sanches; e pelo Procurador Nilton Moniz, deslocou-se ao local com a finalidade de observar e avaliar as condições do hospital e as medidas adotadas no âmbito do estado de emergência devido à pandemia da Covid 19 em Cabo Verde. Para seguimento, será elaborado um relatório da visita, com recomendações às entidades competentes.

Refira-se que a crise provocada pela pandemia do Covid19, tem um impacto imediato nos grupos mais vulneráveis, nomeadamente pessoas com doença mental, que necessitam de orientação e apoio para se protegerem durante a pandemia.

Artigos relacionados:

COVID 19: CNDHC ENVIA RECOMENDAÇÃO AO GOVERNO COM FOCO NAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE E NAS PESSOAS EM CONFINAMENTO COMPULSIVO OU ISOLAMENTO

 + PREVENÇÃO DA TORTURA: MECANISMO NACIONAL PREPARA AÇÕES PARA 2020