Cidadania na Saúde: CNDHC apresenta estudo na Universidade de Santiago

A Comissão Nacional os Direitos Humanos e a Cidadania realizou uma sessão de apresentação do “Estudo do Diagnóstico sobre o Exercício da Cidadania em Saúde em Cabo Verde” na Universidade de Santiago, Cidade de Assomada, na ilha de Santiago.
O ato de abertura contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, do Secretário-Geral da Universidade de Santiago, Silvério Tavares, e da representante do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Elisabete Mendes.
Recorde-se que o estudo promovido CNDHC em 2021, foi elaborado por uma equipa de quatro consultores do Instituto de Pesquisa e Estudos para o Desenvolvimento – IPED, da Universidade de Santiago. A equipa foi constituída pelo Doutor Nardi Sousa, pela Mestre Marcília Fernandes, pelo Mestre Anderson Barbosa e pelo Mestre Lamine Tavares.
O estudo, cuja elaboração contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem como principais objetivos avaliar o exercício da cidadania em saúde em Cabo Verde, comparando o período pré e o abrangido pela pandemia Covid-19. Pretendeu-se, desta forma, fazer um diagnóstico da efetivação do direito à saúde em Cabo Verde, avaliar o nível de satisfação dos cidadãos relativamente à qualidade dos serviços de saúde e apresentar recomendações sobre medidas e políticas públicas a adotar com vista à melhor efetivação do direito à saúde no país.
Fotos: Universidade de Santiago
Artigos relacionados:
+ CNDHC LANÇA ESTUDO SOBRE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA EM SAÚDE EM CABO VERDE
+ CNDHC APRESENTA “ESTUDO SOBRE EXERCÍCIO DA CIDADANIA EM SAÚDE EM CABO VERDE” EM SÃO VICENTE